Com o tema ‘Saúde e trabalho dos ACEs em tempos de pandemia’, o Projeto Multicêntrico — que reúne entidades representativas dos trabalhadores, como Sindsprev/RJ, SintSaúde-RJ e Sintrasef-RJ, além de Fiocruz, CESTEH, ENSP, IESC/UFRJ, INCA, UFRN e UEZO — promove videoconferência (LIVE) no próximo dia 26 de agosto, das 18 às 21h. No evento será abordado o processo de adoecimento e mortes causados pelo uso de agrotóxicos neurotóxicos e cancerígenos banidos em outros países. Processo de adoecimento aprofundado e agravado pela covid-19.
Os objetivos centrais são: apresentar o projeto multicêntrico aos trabalhadores e apoiadores; demonstrar os malefícios causados pelo uso de substâncias agrotóxicas neurotóxicas e cancerígenas, também presentes no Cielo (inseticida que irá substituir o Malathion), e mostrar a existência de alternativas de controle de vetores sem o uso de substâncias químicas.
A videoconferência será composto por três painéis técnico-temáticos e uma exposição das entidades representativas dos trabalhadores, com a abertura e debate com os trabalhadores.
Além das entidades participantes do projeto multicêntrico, a videoconferência será acompanhada por várias entidades apoiadoras e pesquisadores convidados.