23 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img

Comissão de Ética analisa racismo de presidente do Conselho de Saúde da Zona Oeste

A Comissão de Ética do Conselho Municipal de Saúde analisa, na tarde desta sexta-feira (2/5), o caso de racismo ocorrido durante a 9ª Conferência Estadual de Saúde (de 26 a 28 de maio). O acusado é Claudio Maciel, presidente do Conselho Distrital de Saúde (AP4: Jacarepaguá, Cidade de Deus e Barra da Tijuca).

Na ocasião, Maciel interrompeu a conselheira Sônia Nascimento – que falava na plenária da conferência, no sábado (27/5), defendendo a inclusão de participantes negros na mesa diretora do evento. Cláudio Maciel afirmou que preferia que só houvesse representantes brancos na mesa, porque brancos entendem dos assuntos da saúde e os pretos não sabem nada.

A fala revoltou os participantes da conferência que reagiram de imediato. Em coro passaram a chamar o conselheiro de racista. Em seguida, em votação, decidiram por unanimidade proibir a participação de Maciel na conferência estadual, bem como a sua eleição para participar da delegação do Rio de Janeiro na 17ª Conferência Nacional de Saúde.
O caso foi registrado como crime de racismo na 18ª Delegacia Policial. O diretor da Secretaria de Gênero, Raça e Etnia do Sindsprev/RJ, Osvaldo Mendes, também fez um boletim de ocorrência contra Maciel por ameaça de morte. “Pouco antes da plenária ele começou a discutir comigo e disse que eu merecia levar três tiros na cara. Logo depois, aconteceu o caso de racismo. Isso será também investigado pela Comissão de Ética”, explicou o dirigente.

Punição

A Comissão de Ética vai apurar o caso, ouvir os envolvidos – acusado, vítimas e testemunhas – e decidir o que deve ser feito. Uma das possibilidade é, ao final das apurações, ser definida a cassação do mandato de Maciel como presidente do conselho distrital da AP4.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias