Acontece nesta segunda-feira, dia 27 de maio, o lançamento do Observatório das Doenças Infecciosas no Trabalho (ODIT), que será realizado das 9 às 12h, no auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com o mote ‘Trabalho Digno com Integridade e Respeito’, a atividade será parte do mês do trabalhador e da trabalhadora no Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) da Fiocruz. Junto com entidades como Sindsprev/RJ e SintSaúde-RJ, o Cesteh integra o Projeto Integrador Multicêntrico, que há anos faz o monitoramento da contaminação por inseticidas (agrotóxicos) dos guardas e agendes de combate às endemias no Rio de Janeiro, além de também empreender ações preventivas e de orientação contra o adoecimento no trabalho dos servidores e servidoras da saúde federal, do INSS e de outros segmentos do serviço público. O Projeto Integrador Multicêntrico tem a participação direta do Departamento de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Sindsprev/RJ (DPSATT).
Melhores condições de trabalho! Este foi o motivo que, no ano de 1886, levou milhares de trabalhadores às ruas em uma greve operária nos Estados Unidos, durante a revolução industrial, com o objetivo de conquistar melhores condições de trabalho. Iniciado em Chicago (EUA), o movimento ganhou força e rapidamente se espalhou pelo mundo. Mais de um século depois, o movimento para a melhoria das condições de trabalho e saúde dos trabalhadores e trabalhadoras continua, agora também inovando em pesquisas que visam melhorias na saúde e bem-estar dos trabalhadores, buscando soluções e prevenção para a exposição ao ambiente de trabalho, dentre outros pontos importantes.
Em alusão ao dia 1º de maio, o Cesteh/ENSP/Fiocruz) organizou uma programação com temas sobre Trabalho e Ambiente e participação de importantes figuras na luta da saúde do trabalho.
Veja a programação do Observatório das Doenças Infecciosas no Trabalho