26.6 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

Cesteh-Fiocruz mantém funcionamento remoto em função da covid

Desde março do ano passado, o Projeto Integrador Multicêntrico — que avalia os impactos à saúde de Agentes de Combate às Endemias e Guardas de Endemias pela exposição aos agrotóxicos no Estado do Rio de Janeiro — está atuando por meio de canais remotos. Os atendimentos ambulatoriais, que até então vinham sendo realizados no ambulatório do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH) da Fundação Oswaldo Cruz, foram suspensos pela Fiocruz em função da Covid, seguindo os protocolos e orientações da ciência para enfrentamento da pandemia. Quanto aos fóruns presenciais, o último deles ocorreu em 14 de fevereiro de 2020. Já o primeiro fórum realizado por meios remotos aconteceu em 18 de junho do ano passado.

O Projeto Integrador Multicêntrico é realizado pela Fiocruz Rio de Janeiro (CESTEH – Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana); Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; INCA – Instituto Nacional do Câncer, Fiocruz Pernambuco; UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte; UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; UEZO – Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste; SUS; Ministério da Saúde; Sindsprev/RJ, Sintrasef e Sintsaúde-RJ.

A participação do Departamento de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Sindsprev/RJ no Projeto Integrador Multicêntrico, em várias etapas, tem sido muito importante para a categoria dos servidores das endemias do Estado do Rio de Janeiro. Por meio dessa participação, informações relevantes foram coletadas na pesquisa coordenada pelo Cesteh da Fiocruz, em colaboração com outras instituições, com o objetivo de avaliar as condições de saúde e trabalho, saúde mental e privação do sono dos Agentes de Combate às Endemias/Guardas de Endemias do Estado do Rio de Janeiro (de todos os vínculos) no contexto da pandemia de Covid-19.

As perguntas constam do questionário “Agentes de Combate às Endemias/Guardas de Endemias: relação entre saúde e trabalho no contexto da pandemia de COVID-19”, que até o momento foi respondido por 180 servidores. “O questionário continua ativo para os Agentes de Combate às Endemias e Guardas de Endemias do Estado do Rio de Janeiro, e é muito importante que o maior número de trabalhadores responda”, afirmou o servidor Marcos Rogerio, do Departamento de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Sindsprev/RJ.

Para responder ao questionário, clique no link abaixo:

Acesso ao questionário

Quanto mais trabalhadores responderem ao questionário, mais informações serão obtidas para que o Projeto Integrador Multicêntrico possa identificar as nocividades do processo de trabalho dos Agentes de Combate às Endemias/Guardas de Endemias.

Leia também a mais recente edição do Boletim ‘Saúde & Trabalho’, editado pelo Projeto Integrador Multicêntrico, clicando no link abaixo.

Informativo ano4 03_08_final

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias