25.7 C
Rio de Janeiro
sábado, abril 27, 2024
spot_img

Brasil no fundo do poço com Bolsonaro: aumento da Selic não contém inflação e aumenta lucro dos bancos

Os grandes mentores da política econômica contracionista e de ataque aos direitos dos trabalhadores do governo Bolsonaro, os bancos estão ganhando rios de dinheiro com a invenção de que o aumento da taxa básica de juros do Brasil, a Selic, vai baixar a inflação. No caso específico atual, a inflação não cai com o aumento cada vez mais absurdo da taxa básica, porque não é uma inflação de demanda, ou seja, os preços não estão disparando porque o consumo está muito alto, pelo contrário, a economia está estagnada, a renda caiu, subiu o endividamento e as pessoas estão cada vez mais deixando de consumir.

Paulo Lindesay diretor da Assibge-SN e coordenador do núcleo do Rio de Janeiro da Auditoria Cidadã da Dívida Pública afirmou que o governo mente ao dizer que a disparada da Selic vai conter a inflação. Lembra que segundo informações do próprio Ministério da Economia, a taxa básica aumentou 562%, saindo de 2%, em janeiro de 2021, chegando em junho de 2022 a 13,25%. Ao mesmo tempo, a inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Ampliado) no acumulado de 12 meses, passou dos 4,55% em janeiro de 2021 para 11,89% em junho de 2022.

“A equipe econômica do governo Bolsonaro, comandada pelo ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou em 2021 que o aumento da taxa básica reduziria o aumento de preços. Mas isto não aconteceu. Diante dos números oficiais podemos constatar que a disparada da Selic não reduziu a inflação. Pelo contrário. O IPCA alcançou dois dígitos”, constatou.

Talvez a explicação verdadeira seja que este aumento esteja sendo colocado em prática para engordar ainda mais os bilionários lucros dos bancos e, ao mesmo tempo, o aumento da miséria, da fome, quebra de empresas e maior estagnação da economia. “Um dado importante também divulgado pelo governo é que a cada ponto percentual de aumento da Selic, o Brasil paga a mais R$ 35 bilhões de juros da dívida pública federal.

Portanto o aumento da taxa básica de juros significou mais dinheiro no bolso dos banqueiros e das grandes corporações.

E mais miséria para o povo brasileiro”, denunciou Paulo Lindesay.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias