Servidores da rede federal do Rio fazem ato unificado na quinta-feira (12 de maio), em frente ao prédio da Superintendência Regional do Ministério da Saúde (rua México, 128 – Centro), quando vão cobrar o atendimento de suas reivindicações, como reajuste emergencial de 19,99%, concurso público, fim do sucateamento das unidades de saúde e respeito à jornada de 30h semanais. O ato acontecerá a partir das 13h e será seguido de assembleia da rede federal, quando os servidores vão definir um calendário unificado de mobilizações e deliberar sobre o indicativo de greve por tempo indeterminado, como forma de pressionar o governo a atender suas reivindicações.
A escolha do dia 12 de maio para realização do ato unificado e da assembleia geral da rede federal deve-se ao fato de a data marcar o início da Semana Nacional de Enfermagem, quando milhares de profissionais de todo o país também estarão mobilizados para que a presidência da república sancione o Projeto de Lei (PL) 2564, aprovado semana passada pelo plenário da Câmara dos Deputados. No próximo dia 26/5, a partir das 15h, em Madureira, um grande ato unificado da enfermagem será realizado com esta finalidade.
Como um dos mais importantes setores do serviço público no país, a saúde federal precisa se engajar nas mobilizações nacionais do funcionalismo público convocadas e organizadas pelo Fórum das Entidades Nacionais do Serviço Público Federal (Fonasefe), com apoio das centrais sindicais. Os trabalhadores da rede federal, por exemplo, estão há mais de 5 anos sem reajuste salarial linear e agora veem ameaçado o seu legítimo direito de continuar praticando a jornada semanal de 30h conforme o previsto no acordo de greve firmado em 2014 (Portaria 260).
Aprofundada nos últimos dois anos em níveis sem precedentes, a destruição da rede de saúde do Rio é uma pequena amostra daquilo que o governo Bolsonaro quer implementar em todo o serviço público brasileiro.
Na próxima quinta-feira (12 de maio), todos ao ato unificado e assembleia geral no Nerj, a partir das 13h. Reajuste, já! Concurso, já! 30h para todos e fim do sucateamento!
Leia sobre as negociações com o Ministério da Saúde, clicando abaixo: