Os servidores da saúde de Niterói voltam a pressionar o prefeito de Niterói Axel Grael (PDT) para que cumpra o compromisso assumido desde que era secretário de Planejamento, em 2017, de implementar a tabela salarial dos servidores da saúde. Os trabalhadores farão um ato nesta segunda-feira (4/4), às 14 horas, em frente à sede da Prefeitura.
A manifestação está sendo organizada pela Associação de Servidores da Saúde do município, com o apoio do Sindsprev/RJ. A tabela foi uma promessa feita em 2016 pelo então candidato a prefeito Rodrigo Neves.
Aprovada em 2018 pela Conferência Municipal de Saúde, a proposta de tabela foi enviada ao secretário de planejamento Grael que disse que ela era perfeitamente factível de ser implementada.
No entanto, isto não aconteceu.
Grael foi eleito prefeito em 2020, numa coligação com 14 partidos e a enrolação continuou. O motivo alegado é sempre o mesmo: a Prefeitura precisa fazer um estudo sobre o impacto financeiro para então dar uma resposta, que nunca vem, e enviar um projeto de lei à Câmara.
Na mais recente negociação, em 18 de fevereiro, afirmaram que a tabela seria apresentada formalmente numa próxima reunião da Secretaria Municipal de Saúde com o Sindsprev/RJ e a associação, marcada para 3 de março, o que não aconteceu.
A tabela a ser implementada é, na verdade, uma contraproposta de tabela apresentada pela Prefeitura durante as negociações com os servidores e suas entidades representativas, ocorridas nos últimos anos. O encaminhamento da reunião do dia 18/2 repetiu o que fora deliberado na reunião anterior, ocorrida dia 10/2, e que foi informado oficiosamente, que o impacto financeiro da nova tabela seria de aproximadamente R$ 24 milhões.