*A partir de segunda-feira (17), a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil começarão a pagar as parcelas do abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano de 2021, aos trabalhadores nascidos nos meses de maio e junho.
Os valores das parcelas variam de acordo com o número de meses trabalhados em 2021, segundo divulgado pelo portal de notícias Brasil de Fato.
Além dos nascidos em maio e junho, receberão no mês de abril os servidores públicos que possuem os números 2 e 3 como último dígito do Pasep.
Também receberão a parcela os trabalhadores nascidos nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril que enfrentaram divergências de dados no sistema nos meses em que deveriam ter recebido o benefício.
Quem possui direito ao benefício, que pode chegar a até R$1.302, são os trabalhadores vinculados a empresas privadas inscritos no Programa de Integração Social (PIS) e servidores públicos inscritos no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Para receber o dinheiro o trabalhador deve estar inscrito em um dos programas há pelo menos cinco anos e deve ter recebido no ano de 2021, em média, até dois salários mínimos por mês. Vale ressaltar que a pessoa deve ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano de referência.
Os inscritos no PIS recebem o valor pela Caixa Econômica Federal e os trabalhadores inscritos no Pasep têm acesso ao dinheiro por meio do Banco do Brasil.
No total, 23 milhões de trabalhadores devem receber o benefício neste ano.
A consulta sobre os valores a receber pode ser feita por meio dos aplicativos ‘Caixa Trabalhador’, ‘Caixa Tem’ e ‘Portal Cidadão’.
*Texto produzido a partir de informações do portal de notícias Brasil de Fato.