O Sindsprev/RJ lamenta o falecimento de Mauro Sergio Cataldi (foto), ocorrido nesta quarta-feira (15/4), em decorrência de infecção causada pelo novo coronavírus (covid-19).
Enfermeiro lotado no Hospital Federal de Ipanema e servidor da vigilância sanitária, Mauro Cataldi era presidente da Associação de Funcionários daquela unidade (ASHI) e sempre participou, em parceria com o Sindsprev/RJ, o Sindicato dos Enfermeiros (Sindenf-RJ), o Sindicato dos Médicos (Sinmed-RJ), conselhos profissionais da saúde e movimentos sociais, das principais mobilizações da saúde federal em defesa de um SUS universal e gratuito para toda a população. Mauro também deu decisiva contribuição nas lutas em defesa das 30h, por concurso público e contra o sucateamento das unidades do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro.
A morte de Mauro Cataldi engrossa uma triste estatística da covid-19 no país e abre uma lacuna irreparável nas lutas dos trabalhadores da saúde, sobretudo na atual conjuntura, quando governos das três esferas (federal, estadual e municipal) continuam movendo brutais ataques aos direitos de servidores e da população usuária dos hospitais públicos.
Aos familiares de Mauro Cataldi, os sentimentos de consternação da diretoria colegiada do Sindsprev/RJ e dos servidores da seguridade e do seguro social.
Mauro Cataldi, presente!