21.6 C
Rio de Janeiro
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

Começa nesta segunda (25/11) o plebiscito no HFSE sobre a fusão com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle

Começa nesta segunda-feira (25/11) o plebiscito para consultar a comunidade hospitalar do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) sobre a proposta de fusão com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG). A consulta será realizada até sexta-feira (29/11), e serão votantes todos os servidores efetivos, cedidos e CTUs do HFSE. A urna de votação funcionará nos horários das 8h às 16h e das 19h às 20h30, na porta do HFSE. Na cédula do plebiscito constará a seguinte pergunta: “você é a favor da fusão e consequente extinção do HFSE?”.

A realização do plebiscito foi decidida em assembleia dos trabalhadores do HFSE realizada dia 4/11, no auditório 1 da unidade. A intenção do governo Lula (PT) e sua ministra Nísia Trindade (Saúde) é extinguir o HFSE por meio da fusão com o Gaffrée e Guinle e, em seguida, criar um novo hospital universitário cuja gestão ficaria a cargo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Atualmente sob gestão da Ebserh, o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) vive uma situação caótica, segundo denúncias de seus próprios trabalhadores. Entre outros problemas, o Gaffrée e Guinle está com cinco enfermarias e um setor de ortopedia inoperantes. Também segundo os trabalhadores, cirurgias estão sendo suspensas e o serviço de residência médica corre risco de ser descredenciado.

Seguindo o exemplo do HFSE, os trabalhadores técnico-administrativos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) também vão realizar seu plebiscito sobre a fusão das duas unidades. Aprovada em assembleia ocorrida dia 7 de novembro, a proposta de plebiscito aprovada pelos técnico-administrativos da UniRio será levada para discussão com os demais segmentos da universidade – como docentes, estudantes, conselhos universitários e conselhos de pesquisa e extensão.

Realizada no anfiteatro do Gaffrée e Guinle, a assembleia do dia 7/11 também aprovou a organização de mobilizações conjuntas com os servidores da rede federal de saúde do Rio na luta contra a fusão das duas unidades hospitalares (HFSE e HUGG).

Cartaz de divulgação do plebiscito no HFSE. Arte: Robert Jordino.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias