Será realizada dia 29 de abril, às 10h30, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, audiência pública sobre a situação dos hospitais federais localizados no Rio. O evento vai acontecer no plenário da Câmara, com participação de representantes do Sindsprev/RJ e dos servidores da rede federal do Rio.
A realização da audiência do dia 29/4 é parte de movimentações no sentido de envolver parlamentares dos âmbitos municipal, estadual e federal com a necessidade de buscar soluções para a caótica situação das unidades da rede federal do Rio, onde o sucateamento, o desabastecimento, a falta de recursos humanos e a ameaça de privatização são hoje uma triste realidade.
Na audiência o Sindsprev/RJ vai apresentar um compilado com dados atualizados sobre a atual situação da rede, de forma a subsidiar as discussões com os parlamentares na busca de soluções.
Passados quase um ano e meio desde o início do governo Lula (PT), a rede federal de saúde do Rio continua agonizando. Até o presente momento, a promessa de realizar concurso público ainda não saiu do papel. Ao mesmo tempo, o governo já admite a hipótese de fatiar a rede federal, entregando parte ao município do Rio, parte ao Estado e parte à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) ou organizações sociais. O que é inaceitável.
Nos próximos dias 24 e 25/4, os servidores da rede federal vão paralisar suas atividades por 48h. Durante a paralisação será realizada vigília permanente em frente ao prédio do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), na rua México 128. A concentração para a Vigília será a partir das 11h do dia 24/4, em frente à Sala Cecília Meireles (Lapa).