Uma das mais importantes unidades públicas de saúde do município do Rio, o Hospital Souza Aguar, no Centro, é alvo de um projeto de privatização elaborado pela gestão Eduardo Paes (PSD). A intenção da Prefeitura do Rio é estabelecer uma Parceria Público-Privada (PPP) para entregar a gestão do Souza Aguiar a empresas que ficariam responsáveis por serviços como gestão patrimonial, segurança, alimentação e estacionamento.
A ideia da Prefeitura é um contrato de 30 anos de concessão. Até o momento, seis consórcios privados já demonstraram interesse em assumir a gestão do Hospital Souza Aguiar, entre eles um espanhol e outro japonês. No contrato de gestão serão incluídos a Maternidade Maria Amélia e o CER Centro.
Maior emergência da América Latina, o Hospital Municipal Souza Aguiar é responsável por 270 mil atendimentos por ano. Para o Sindsprev/RJ, a intenção de privatizar a gestão do Hospital Souza Aguiar é mais uma amostra do descompromisso da Prefeitura do Rio com um Sistema Único de Saúde (SUS) verdadeiramente público.