O Sindsprev/RJ convoca os servidores da rede federal de saúde do Rio para assembleia emergencial nesta quarta-feira (14/6), a partir das 18h, para deliberarem sobre os seguintes pontos de pauta: luta contra a estadualização do Hospital Federal da Lagoa (HFL) e a privatização da rede; mobilizações pela carreira própria da saúde.
A assembleia será realizada por meio do aplicativo Jitsi-Meet, cujo link está disponível abaixo:
Nos últimos dias, boatos vêm circulando em redes sociais sobre uma nova (e provável) tentativa do governador Claudio Castro no sentido de estadualizar o Hospital Federal da Lagoa, unidade de saúde que, durante o governo Bolsonaro, foi entregue ao grupo político de Castro com a nomeação de Rossi Murilo da Silva para o cargo de diretor-geral do HFL. Sob a gestão de Rossi, que também foi diretor executivo da Fundação de Saúde do Estado do Rio, foram inúmeras as tentativas de estadualizar o Hospital Federal da Lagoa.
Apesar de Rossi não ser servidor efetivo da casa, ele foi mantido no HFL como Chefe de clínica, em um caso inédito dentro de substituições de gestões de fora.
É preciso que os servidores da rede federal, e os do HFL, principalmente, se organizem para barrar essas artimanhas. O governador Castro quer mesmo retomar o controle sobre o Hospital da Lagoa, e o objetivo é usar o HFL para distribuição de cargos a seus apaniguados.
Além da necessária luta contra a estadualização do HFL, a assembleia desta quarta (14) vai definir os próximos passos da mobilização por uma carreira própria na saúde, assunto de grande importância para todos os servidores da rede.