28.2 C
Rio de Janeiro
domingo, abril 28, 2024
spot_img

Nesta terça (13/6), estreia documentário sobre INSS que contou com participação da Fenasps

Nesta terça-feira, (13/6), será lançado o documentário ‘Nosso INSS’, produzido pela agência Repórter Brasil e dirigido pelos jornalistas Carlos Juliano Barros e Caue Angeli. O lançamento ocorrerá pelo Youtube, nos canais do UOL e do Repórter Brasil, mas também será veiculado na TV Educativa no estado da Bahia.

O documentário investiga os motivos que levaram a maior autarquia de previdência pública do mundo, o INSS, responsável pela distribuição de renda a 37 milhões de brasileiros, a enfrentar uma das piores crises de sua história. Crise marcada por intenso sucateamento de agências e superintendências, sistemas de comunicação digital obsoletos ou inadequados e uma já crônica insuficiência de recursos humanos, que hoje já representa metade do que seria um quadro ideal de servidores.

A produção traz histórias de pessoas que sofrem com a demora das filas virtuais do INSS, além de entrevistas com especialistas e com o atual presidente interino da autarquia, Glauco Wanburg.

online pharmacy order finasteride online generic

A Fenasps (federação nacional) participou do documentário, enviando fotos e vídeos do movimento grevista ocorrido no INSS entre março e maio de 2022.

online pharmacy order valtrex online generic

A federação também contextualizou as informações sobre as reivindicações dos servidores e servidoras da autarquia.

Entre os entrevistados para o documentário está Cristiano Machado, dirigente da Fenasps que denunciou as precariedades do INSS e como elas vêm provocando o adoecimento dos servidores, o que impacta diretamente na qualidade dos serviços prestados aos segurados.

online pharmacy order albuterol online generic

A Repórter Brasil é uma agência de notícias fundada em 2001 por jornalistas, cientistas sociais e educadores com o objetivo de fomentar a reflexão e ação sobre a violação aos direitos fundamentais dos povos e trabalhadores no Brasil. Um de seus fundadores e atual presidente é o jornalista Leonardo Sakamoto.

A agência foi responsável por documentários que retratam o mundo do trabalho e suas especificidades, como nas obras “GIG, a uberização do trabalho“, de 2019, que traz o debate sobre a precarização e a intensificação do trabalho nos aplicativos e plataformas digitais; “Não Respire – Contém Amianto”, de 2017, que investiga como a indústria tenta vender a imagem de que o tipo de amianto usado no mercado brasileiro de telhas não é tão mau assim; “Carne, Osso“, de 2011, que alia imagens impactantes a depoimentos que caracterizam o duro cotidiano do trabalho nos frigoríficos brasileiros; e “Nas Terras do Bem-Virá”, de 2007, que aborda o trabalho escravo e conflitos de terra no Pará.

Assista ao trailler do documentário, clicando no link abaixo:

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias