Será realizada, de 24 a 26 de março, a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Niterói, com o tema ‘Garantir direitos e defender o Sistema Único de Saúde (SUS), a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia’.
A 9ª Conferência será um importante espaço para uma discussão mais aprofundada dos problemas da saúde pública em Niterói e uma forma para a busca participativa de soluções no âmbito do SUS.
No dia 1º de março, na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (R. Dr. Celestino, 74 – Centro), aconteceu a I Conferência Livre dos Profissionais de Saúde de Niterói, que reuniu profissionais de saúde para debater, validar e aprovar propostas que serão encaminhadas à 9ª Conferência Municipal, cujas temáticas e modelo organizativo serão referenciados na 17ª Conferência Nacional de Saúde.
Um dos maiores desafios da saúde pública em Niterói é reverter o grande sucateamento de toda a rede, onde continuam a existir problemas de toda ordem, como falta de medicamentos, equipamentos quebrados, falta de profissionais e instalações inadequadas, entre outros.