Servidores da rede federal fazem, nesta quarta-feira (18/5), a partir das 18h, no Sindsprev/RJ (rua Joaquim Silva, 98 – térreo – Lapa), reunião (presencial e virtual) para definir os próximos passos da mobilização em defesa das 30h semanais para todos, por concurso, reajuste salarial e condições de trabalho. Para quem não puder comparecer à sede do Sindsprev/RJ, a reunião poderá ser acompanhada por meio do aplicativo Jitsi-Meet, disponível no link abaixo:
Como resultado da vitoriosa mobilização organizada pelo Sindsprev/RJ na última quinta-feira (12/5), em frente ao Nerj, a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde anunciou a revogação da portaria que proibia de praticar 30h todos os servidores do Hospital Federal da Lagoa lotados em setores não enquadrados nessa jornada de trabalho. “Foi mais uma prova de que a mobilização é o caminho e de que só a luta muda a vida. Além da disposição dos servidores da rede federal, a revogação da Portaria que impedia o exercício das 30h no Hospital da Lagoa foi produto da capacidade de elaboração do Sindsprev/RJ, que desde o início mostrou ao Ministério da Saúde ser a convalidação das portarias dos gestores o caminho mais racional para solucionar o atual impasse”, afirmou Cristiane Gerardo, dirigente regional do Sindsprev/RJ.
Durante o ato unificado no Nerj, uma comissão composta por servidores da rede federal, dirigentes do Sindsprev/RJ e da Fenasps foi recebida pelo novo titular da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, Alexandre Falcão, que na ocasião comprometeu-se a conversar com o ministro Marcelo Queiroga sobre a possibilidade de convalidação das portarias emitidas pelos gestores hospitalares autorizando a realização da jornada de 30h semanais. Daqui a 15 dias haverá outra reunião entre o Superintendente e os dirigentes sindicais.
Após o ato da última quinta-feira (12/5), os servidores fizeram uma assembleia em frente ao Nerj, quando aprovaram estado de greve, a realização de reunião (virtual e presencial) desta quarta-feira (18/5), às 18h, e a participação no ato unificado da enfermagem, no próximo dia 26/5, para defender a sanção ao Projeto de Lei 2564 (piso salarial).