Notícia veiculada nesta terça-feira (22/6) pelo portal UOL informa que cinco capitais brasileiras suspenderam a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid: São Paulo, Florianópolis, Aracaju, Campo Grande e João Pessoa.
Em decorrência da escassez de vacinas, essas cidades decidiram imunizar apenas pessoas em busca da segunda dose. Até o momento, as outras 22 capitais brasileiras aplicam a vacina normalmente.
As prefeituras de Aracaju (SE) e Florianópolis (SC) afirmaram não ter previsão de recebimento de estoque para aplicação de primeiras doses.
Já a prefeitura paulistana atribuiu a escassez ao atraso nas entregas do Ministério da Saúde. Em Campo Grande, a secretaria municipal de Saúde disse que quer completar o ciclo vacinal de cerca de 5 mil pessoas que ainda precisam tomar a segunda dose. Em João Pessoa, a prefeitura pretende focar a aplicação de segundas doses enquanto aguarda a chegada de novo lote de vacina.
As constantes interrupções e suspensões nos processos de vacinação contra a covid são o resultado direto da negligência do governo federal no trato da covid. Governo que é o maior responsável pelo atraso na vacinação.
Segundo cálculos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga responsabilidades pelo crescimento da covid no Brasil, cerca de 80 mil vidas teriam sido poupadas se o governo Bolsonaro tivesse encomendado vacinas em tempo hábil para iniciar a imunização.