29.9 C
Rio de Janeiro
sábado, maio 11, 2024
spot_img

INSS: embora positivo, pedido de concurso para 7.575 vagas ainda é insuficiente para autarquia

Segundo notícia publicada dia 18/6 no jornal Correio Braziliense, o INSS encaminhou ao Ministério da Economia um pedido de autorização de concurso público para 7.575 vagas, distribuídas entre os cargos de analista (6.004 vagas) e técnico (1.571 vagas).

Em entrevista à CBN, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, afirmou estar otimista quanto à autorização da solicitação de certame enviada ao Ministério da Economia.

Para a Fenasps (federação nacional) e sindicatos filiados, contudo, o suposto “otimismo” de Rolim terá que superar inúmeros desafios, começando pela Emenda Constitucional (EC) nº 109 — também conhecida como PEC Emergencial) —, que proibiu a realização de concursos e a concessão de reajustes salariais por 15 anos.

A Fenasps e sindicatos filiados ressaltam ainda que, em nenhum momento, foram consultados pela atual gestão do INSS sobre o pedido de concurso supostamente enviado ao Ministério da Economia. Cálculos do Tribunal de Contas da União (TCU), do Ministério Público Federal e da própria Fenasps estimam um déficit de 23 mil servidores no INSS, em nível nacional.

A federação nacional e sindicatos, porém, consideram um avanço a anunciada decisão de solicitar o concurso, tendo em vista o colapso vivido pelo INSS em todo o país.

O último concurso do INSS foi realizado em 2015 e ofereceu vagas para analista e técnico do seguro social. Na ocasião, 950 candidatos foram aprovados e convocados, número insuficiente para atender à demanda de pessoal na autarquia.

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias