26.5 C
Rio de Janeiro
terça-feira, maio 14, 2024
spot_img

Vitória: pressionado, Ministério da Saúde no RJ revoga suspensão de férias nos hospitais federais

Por meio do Ofício Circular nº 143/2020, de 15 de outubro, a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro autorizou o gozo de férias aos servidores dos seis hospitais federais (Cardoso Fontes, Lagoa, Ipanema, Andaraí, Bonsucesso e Servidores do Estado) a partir daquela data. Os servidores em questão são os que tiveram suas férias suspensas e/ou interrompidas como medida temporária de enfrentamento à covid-19.

Assinado pelo titular da Superintendência, George da Silva Divério, o ofício ressalta que, para concessão das férias, será contudo necessário prévio acordo dos servidores com suas respectivas chefias imediatas. No documento, Divério reconhece ainda que os servidores assistenciais estão entre os grupos de trabalhadores mais vulneráveis às consequências emocionais e psicológicas trazidas pela pandemia do novo coronavírus e pelas exaustivas rotinas hospitalares.

Para Cristiane Gerardo, diretora regional do Sindsprev/RJ, a retomada do calendário de férias foi uma vitória da mobilização dos próprios servidores, com apoio do sindicato. “No Hospital Cardoso Fontes, por exemplo, fizemos um indignado protesto no início de setembro, quando verbalizamos nossa insatisfação com a suspensão das férias dos trabalhadores da rede federal, que foi uma medida desumana e absurda. A revogação mostra que vale a pena lutar pelos nossos direitos”, disse.

A suspensão das férias dos profissionais de saúde das unidades federais havia sido formalizada por meio do Ofício Circular nº 57, de 30 de julho deste ano, assinado na época pelo próprio George da Silva Divério.

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias