Na última quarta-feira (8/11), uma delegação de dirigentes do Sindsprev/RJ e de profissionais de enfermagem da rede federal do Rio esteve no Congresso Nacional, em Brasília, onde travou contato com deputados e senadores para pedir apoio à Proposta de Emenda Constitucional que prevê o enquadramento dos auxiliares de enfermagem como técnicos. A PEC é de autoria do deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ). O enquadramento dos auxiliares como técnicos é fundamental para garantir um piso salarial mais valorizado para toda a enfermagem.
Na Câmara, os representantes do Sindsprev/RJ e os profissionais de enfermagem conversaram com os deputados Mauro Benevides Filho (PDT-CE), Erika Kokay (PT-DF), Bruno Souza Farias (Avante-MG), Duda Salabert Rosa (PDT-MG), Dayane Bittencourt (União-CE), Iza Paula de Arruda (MDB-PE), Jackeline Rocha (PT-ES), Chico Alencar (PSOL-RJ), Ivan Valente (PSOL-SP), Reimont (PT-RJ), Tarcísio Motta (PSOL-RJ), Marco Feliciano (PL-SP), Tiririca (PL-SP) e Eduardo Pazuello (PL-RJ).
Mauro Benevides comprometeu-se a apresentar uma emenda à PEC no sentido de ampliar sua abrangência para todo o país. A deputada federal Ana Carolina Dartora (PT-PR) também já se comprometeu a apoiar a PEC. A deputada Alice Portugal (PcdoB-BA), por sua vez, se dispôs a atuar como relatora da PEC.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) comprometeu-se a apoiar e acompanhar a tramitação da PEC assim que o texto chegar ao Senado Federal.
Até o momento, porém, foram obtidas apenas 24 das 117 assinaturas necessárias para admissão da PEC.