Na última quarta-feira (22/1), representantes da Regional Niterói do Sindsprev/RJ e da Associação dos Servidores da Saúde de Niterói retomaram a mesa de negociação com o governo municipal numa reunião presencial com a secretária de saúde dra. Ilza Fellows. O encontro foi basicamente uma reunião de apresentação e conhecimento de propostas, tendo por centro a necessidade urgente de implantação da tabela salarial aprovada desde a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Niterói.
Entre a bancada sindical há consenso de que os salários atualmente praticados pela Secretaria Municipal de Saúde estão muito defasados, e de que a prática de conceder gratificações para alguns segmentos em detrimento de outros contribui para aumentar as distorções entre os servidores.
Na conversa com Ilza Fellows, foi apresentada análise preliminar sobre os principais problemas enfrentados atualmente pelos trabalhadores e trabalhadoras da saúde do município. Alguns deles são a ausência de política remuneratória — que levou a Secretaria de Saúde a praticar os piores salários da prefeitura —, o sucateamento da rede, a ausência de processos adequados e o assédio moral. Outros pontos apresentados são a necessidade de ouvidoria independente, pagamento de pisos salariais da enfermagem e do ACZ, concurso público, Palmad e PCC SUS, entre outros.
Para a bancada sindical, a secretária Ilza Fellows transmitiu a impressão de estar disposta a implementar mudanças na gestão da saúde municipal visando a possível solução de antigas demandas. No entanto, é preciso destacar que cabe a todos os trabalhadores e trabalhadoras da saúde de Niterói agirem de forma organizada e unida para a conquista de pautas tão fundamentais, começando pela imediata implantação da tabela salarial.
“A secretária nos recebeu com respeito e ouviu nossas demandas com atenção, o que foi completamente diferente das gestões anteriores. Assim, esperamos que as reivindicações de servidores e usuários sejam efetivamente atendidas e as negociações avancem”, avaliou Sebastião José de Souza (Tão), dirigente do Sindsprev/RJ em Niterói.
