Foi realizada nesta terça-feira (26/4) uma reunião online do novo Subsecretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Marcos Vinícius Dias, com representantes do Sindsprev/RJ. Foi uma primeira reunião de diálogo, na qual o Sindsprev/RJ apresentou a Marcos Vinícius as críticas do sindicato à péssima gestão de recursos humanos da rede federal, baseada na precarização e adoção de contratos temporários que, periodicamente, desmobiliza a força de trabalho e compromete o funcionamento das unidades de saúde.
Outro ponto destacado pelo Sindsprev/RJ foi o inquérito civil aberto pelo Ministério Público Federal (MPF), que coloca em risco o direito histórico dos servidores da rede federal à jornada semanal de 30h.
O Sindsprev/RJ lembrou ainda o fato de que os servidores da rede federal estão há mais de seis anos sem reajuste salarial e não têm uma carreira reconhecida, capaz de garantir a tão necessária valorização funcional.
Após afirmar que conhece as debilidades existentes na rede federal, pois já foi coordenador do Degepe em 2017, Marcos Vinícius comprometeu-se a realizar uma reunião com o Sindsprev/RJ e a Fenasps (federação nacional) na próxima semana. Segundo ele, por questões de hierarquia, representantes da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde também estarão presentes.
Nesta segunda reunião é que serão aprofundadas as questões apresentadas pelo Sindsprev/RJ.