20.7 C
Rio de Janeiro
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

Servidores fazem ato virtual nesta quarta contra recusa de Bolsonaro em apresentar reajuste

Nesta quarta-feira (24/8), os servidores federais farão um ato virtual, às 19 horas.
online pharmacy purchase cymbalta online best drugstore for you

O objetivo é protestar contra o governo Bolsonaro que deixou sem reajuste durante todo o seu mandato os salários dos servidores. Também se negou a receber as entidades sindicais do funcionalismo, a negociar as seguidas pautas de reivindicações e, agora, se recusa a incluir na Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOAS) previsão de reajuste para 2023.

Para participar do ato basta se inscrever no link: https://bit.ly/3pCi9WK. O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos (Fonasefe) convoca os servidores a participar, ainda, de manifestações em Brasília, de 29 de agosto a 2 de setembro. Representantes dos diversos segmentos do funcionalismo estarão vindo dos vários estados. A previsão de reajuste pode ser feita através de emenda até 31 de agosto.

Bolsonaro enrola

Na terça-feira (23/8), o governo mais uma vez não apresentou qualquer proposta de reajuste a incluir na PLOAS, em reunião com as entidades sindicais que integram o Fonasef. O Fórum Nacional dos Servidores divulgou nota de protesto contra as seguidas recusas de Bolsonaro em sequer negociar.

No documento o Fonasefe afirma que “essa forma do governo atuar – sem nunca negociar ou mesmo sem comunicar suas pretensões para servidores e servidoras – mostra o total desrespeito com as entidades sindicais representativas dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público”.

O Fonasefe ressalta não acreditar na ausência de proposta, como informado pelos representantes do governo. “É impossível que, 7 (sete) dias antes do encerramento do prazo para o governo entregar a LOA ao Congresso Nacional, o governo não tenha uma proposta, mesmo que em construção, para anunciar”.
online pharmacy purchase propecia online best drugstore for you

Acrescenta ainda que Bolsonaro prefere falar pela grande imprensa, desrespeitando as representações sindicais e não cumprindo seu dever de estado de negociar com as representações das categorias de servidores e servidoras. O Fonasefe salienta ainda que foram quatro anos de tentativas frustradas de negociação. “Nunca responderam às nossas reivindicações anualmente protocoladas no Ministério da Economia“, diz a nota.
online pharmacy purchase zithromax online best drugstore for you

Salário congelados

Novamente, os membros do Governo que receberam as entidades sindicais foram o diretor de Relações do Trabalho na Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (Deret/SGP), Cleber Izzo, e o coordenador-geral de Negociação Sindical no Serviço Público, José Borges de Carvalho Filho.

No compromisso desta terça, 23, em que as entidades esperavam receber a resposta sobre uma possível proposta de recomposição salarial para os servidores públicos federais em 2023, o representante do governo tentou convencer as entidades que o debate sobre o valor do reajuste salarial a ser consolidado na LOA ainda está em discussão. Por este motivo, o governo não poderia adiantar mais nada sobre a vida de servidores e servidoras, ainda que faltem apenas 7 (sete) dias para que se encerre o prazo que o governo tem para encaminhar a LOA ao Congresso Nacional.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias