Dando continuidade ao calendário de mobilizações da saúde federal, nesta quarta-feira (7/10) acontecem mais duas importantes assembleias: às 10h, no Hospital Federal de Ipanema; e às 14h, no Hospital Federal de Bonsucesso.
A exemplo das assembleias já realizadas — como as dos hospitais Cardoso Fontes e da Lagoa —, a pauta será a definição de um plano de lutas contra as demissões e pelo arquivamento definitivo da reforma administrativa do governo Bolsonaro.
No caso das demissões, a reivindicação mais imediata do Sindsprev/RJ e dos profissionais contratados da rede federal é a anulação do certame aberto em agosto deste ano pelo Ministério da Saúde.
Algumas das irregularidades do certame denunciadas pelos trabalhadores são a não observância da bonificação de 1 ponto adicional para cada ano de experiência comprovada pelos candidatos (limitada a 10 pontos); e o redirecionamento de candidatos para vagas destinadas a deficientes físicos, mesmo quando tais candidatos disputavam as vagas de ampla concorrência.