23 C
sexta-feira, setembro 27, 2024
spot_img

Servidores do INSS fazem assembleia geral na próxima quinta-feira (26/9), às 17h

Reunião do Comando de Greve do INSS no Estado do Rio ocorrida na noite desta segunda (23/9) indicou a realização de assembleia dos servidores da autarquia na próxima quinta-feira (26/9), a partir das 17h, por meios virtuais. Na pauta: avaliação da continuidade (ou não) da greve dos trabalhadores do INSS no Estado. Se você é servidor do INSS, não deixe de participar. Divulgaremos o link ainda hoje (24/9).

Nesta quarta-feira (25/9), véspera da assembleia do Rio, o Comando Nacional de Greve (CNG) da Fenasps promove Reunião Nacional Ampliada, em formato virtual, a partir das 17h. O objetivo é debater a situação da greve e o atual impasse provocado pelas atitudes do governo Lula (PT), que recusa-se a negociar um acordo nos termos propostos pela federação nacional e sindicatos filiados.

Fenasps entra com ação contra codificação de “falta injustificada”

Também nesta segunda (23), a assessoria Jurídica da Fenasps ingressou com ação questionando a decisão ilegal do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que publicou o ofício nº 07/2024, determinando aos gestores a alteração do código de greve e a colocação de falta injustificada no ponto dos servidores. Na ação, a Fenasps pede a expedição de liminar para suspender imediatamente os efeitos da arbitrária medida tomada por Stefanutto.

Além de completamente ilegal, a codificação como “falta injustificada” das ausências decorrentes de participação em greve têm por objetivo constranger os trabalhadores do INSS. Uma prática inaceitável de assédio moral e desrespeito ao direito de organização dos servidores.

Dias parados em razão de adesão a movimento paredista, no exercício do direito fundamental assegurado pela Constituição da República (art. 9º c/c art. 37, inc. VII), não podem ser codificados pela Administração como “falta injustificada”.

Governo Lula é inimigo da classe trabalhadora e amigo dos patrões

Demonstrando mais uma vez seu total desprezo pelos trabalhadores do INSS, pelos milhões de segurados da autarquia e pela previdência pública brasileira, na tarde da última sexta (20/9) o governo patronal e autoritário de Lula (PT) enviou ofício ao Comando Nacional de Greve. No lamentável documento, o governo reafirma a suposta “validade” da proposta de acordo rebaixada que foi assinada em separado por uma entidade pelega. Proposta esta jamais validada pela Fenasps (federação nacional) ou pelas assembleias dos trabalhadores do Seguro Social. Na prática, o documento do governo ataca o direito de greve dos trabalhadores do INSS e tenta “legitimar” uma proposta pelega e rebaixada que não atende às pautas da categoria.

A cada dia, o governo Lula (PT) mais se parece com o governo Bolsonaro, que tudo fez para destruir o INSS e a previdência pública no Brasil. As greves do funcionalismo público federal ocorridas este ano felizmente ajudaram a desmascarar um governo que, como o de Lula, é inimigo da classe trabalhadora e da população brasileira, mas é amigo dos patrões, dos banqueiros e setores empresariais que desejam o completo desmonte dos serviços públicos no Brasil.