28.2 C
Rio de Janeiro
domingo, abril 28, 2024
spot_img

Servidores protestam contra desmonte do INSS e chamam população a apoiar a greve

Servidores do INSS fizeram, na tarde desta quinta-feira (5 de maio), mais uma manifestação para reforçar a greve no Rio de Janeiro e explicar à população os motivos da paralisação nacional da categoria, que esta semana completa 40 dias.

Realizada na Cinelândia (Centro do Rio), a manifestação reafirmou a pauta dos servidores do INSS, que estão em greve por reajuste emergencial de 19,99%, melhoria do atendimento aos segurados do instituto, concurso público e condições de trabalho. Representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e parlamentares como a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o deputado federal Paulo Ramos (PDT-RJ) e o vereador João Batista (PSOL) também compareceram para manifestar apoio aos servidores do INSS.

Durante o ato o Sindsprev/RJ montou uma pequena tenda na Cinelândia, de onde distribuiu uma carta à população convocando os segurados a defenderem a previdência pública tão atacada pelo atual governo.

“Como servidores do INSS, estamos hoje aqui para dialogar com a população e destacar a importância de defendermos a previdência pública. Atualmente vivemos no INSS um desmonte sem precedentes. O número de servidores foi reduzido de 34 mil para apenas 14 mil trabalhadores, e o resultado é que existem mais de dois milhões de benefícios represados. A culpa é do governo, que não faz concurso público e mantém a infraestrutura do INSS sucateada”, disse Paulo Américo Machado, da direção do Sindsprev/RJ.

Lotado na APS Irajá, o servidor Camilo de Jesus reforçou o chamado pelo apoio da população. “Todos os trabalhadores precisam saber que a nossa greve é pela melhoria do atendimento aos segurados, e por isso lutamos por concurso público. São vocês que vão nos ajudar a fortalecer a defesa da previdência social”, disse.

Servidores do INSS
Servidores do INSS após o ato realizado na Cinelândia. Foto: Fernando França.

O presidente da CTB, Paulo Farias, manifestou o apoio da Central à greve do INSS. “A Cinelândia sempre foi palco de muitas lutas históricas. Todos os trabalhadores, em todas as categorias profissionais, um dia já precisaram ou vão precisar do INSS. Por isso é tão importante estarmos aqui hoje, defendendo a previdência pública. Nossa Central, a CTB, se associa a vocês nesta luta, em apoio aos servidores do INSS. Precisamos derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas”, frisou, sob aplausos.

Parlamentar com longo histórico de lutas em defesa da saúde da previdência públicas, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também manifestou seu apoio à greve. “No INSS, sabemos que batalha vai ser difícil porque estamos diante de um governo que se recusar a dialogar e negociar. A greve precisa de chegar à vitória e para isto coloco-me desde já à disposição de todos vocês”, afirmou.

“Parabenizo o força do Sindsprev/RJ para levar à frente uma luta tão difícil, uma luta em defesa da saúde e previdência públicas. Uma luta contra Bolsonaro, contra um governo que oferece 5% de reajuste, quando as perdas do funcionalismo já superam 25%. Confiamos na vitória da greve”, completou o vereador Joao Batista (Babá).

“O atual governo quer destruir totalmente os serviços públicos, e por isso é que não faz concurso. A exemplo do INSS, na saúde reina o caos. O Hospital de Bonsucesso, por exemplo, está com o setor de Oncologia fechado e o mesmo acontece nos transplantes renais e de córneas. Tudo isto por causa de um governo irresponsável e sem compromisso com a população”, ressaltou Sidney Castro, dirigente do Sindsprev/RJ e servidor da saúde federal.

Assista ao vídeo do ato dos servidores do INSS na Superintendência da Pedro Lessa

 

Ato na Pedro Lessa

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias