23 C
Rio de Janeiro
sábado, abril 27, 2024
spot_img

Servidores do Hospital Eduardo Rabello protestam nesta quarta-feira (10) contra o fechamento da unidade

Servidores do Hospital Estadual Eduardo Rabello protestam nesta quarta-feira (10/3) contra o fechamento da unidade. A manifestação será realizada a partir das 12h30, em frente às escadarias da Alerj, no Centro do Rio, com apoio de Sindsprev/RJ e Acentraserj.

Em plena curva ascendente da covid no país, desde a madrugada da última quarta-feira (3/3) o Hospital Eduardo Rabello começou a ser esvaziado para, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, passar por obras de reforma estrutural. Sob protestos de servidores e usuários do hospital, praticamente todos os pacientes que estavam internados no hospital já foram transferidos para outras unidades do estado ou encaminhados para continuarem o tratamento em casa.

Unidade de referência em geriatria, o hospital Eduardo Rabello possui 60 leitos para internação e atendimentos ambulatoriais em especialidades como cardiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, entre outras. Os servidores questionam a necessidade de fechamento da unidade para a realização das obras previstas em setores como enfermarias, ambulatório, Centro Dia, fisioterapia, CTI, Centro de Imagem e refeitório.

Pedido de intervenção do Ministério Público

Nesta segunda-feira (8/3), em reunião com o deputado estadual Flávio Serafini (PSOL), membro da Comissão de Saúde da Alerj, servidores da saúde estadual, dirigentes do Sindsprev/RJ e da Acenstraserj definiram um conjunto de propostas para evitar o fechamento da unidade. A medida mais imediata será a solicitação de que a Defensoria Pública Estadual ingresse com ação civil pública questionando o fechamento completo do hospital. Além desta medida, será convocada uma audiência pública da Comissão de Saúde da Alerj, para tratar da situação do Hospital Eduardo Rabello e do Hospital Santa Maria (Jacarepaguá), também ameaçado de fechamento.

Uma cópia de relatório da inspeção sanitária recentemente ocorrida no Hospital Eduardo Rabello será solicitada à Vigilância Sanitária do Estado.

Em relação ao Plano de Cargos e Remuneração (PCR), foi encaminhada a proposta de realizar audiência pública no próximo dia 22/3 e cobrar reunião urgente com o governador Claudio Castro.

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias