Servidores da rede federal de saúde, dirigentes do Sindsprev-RJ e representantes do Ministério da Saúde e do Grupo Empresarial Conceição estiveram, na última quarta-feira (06/11), no Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), do Ministério da Saúde, para discutir a reestruturação do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) e esclarecer dúvidas sobre a situação funcional dos servidores. A reunião foi determinada durante uma audiência de conciliação na Justiça por conta de dissídio de greve dos servidores que já dura seis meses. Greve considerada legal pela Justiça.
Durante a reunião, Christiane Gerardo, dirigente do Sindsprev-RJ, solicitou que não houvesse modificação da escala e remanejamento, principal angústia dos trabalhadores, além de outros pontos da greve, destacando as questões de transição e manutenção dos projetos existentes no Hospital Federal de Bonsucesso, como a emergência “porta aberta” e o Projeto da Casa da Mãe.
A dirigente do Sindsprev-RJ acrescentou ainda que será encaminhado ofício ao Ministério da Saúde para solicitar o regime de urgência ao Congresso Nacional sobre a PEC de enquadramento dos auxiliares como técnicos de enfermagem, o que poderá solucionar o desvio de função.
“Que seja solicitado o regime de urgência da PEC que versa sobre desvio de função”, destacou.
Ao final da reunião, ficou acordado que em até 15 dias o Grupo Empresarial Conceição chamará os trabalhadores para que cada categoria eleja um representante para compor uma comissão de diálogo com o Grupo Empresarial. A iniciativa servirá para debate das questões que envolvem as reivindicações dos trabalhadores. A comissão terá vigência de até 180 dias.