Profissionais contratados das unidades federais de saúde do Rio protestam nesta quarta-feira (16/9) para denunciar irregularidades no certame aberto pelo Ministério da Saúde para contratação de 4.117 trabalhadores. A manifestação será realizada a partir das 10h, em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), onde os profissionais vão pedir apoio de deputados ao encaminhamento de suas denúncias. Da Alerj, os manifestantes seguirão em passeata até a sede da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, na rua México 128 – Centro.
Segundo denúncias dos trabalhadores contratados, o certame aberto pelo Ministério da Saúde no último dia 31 de agosto estaria excluindo cerca de 70% dos profissionais que já atuam nas unidades da rede federal do Rio (6 hospitais e 3 institutos). Esses trabalhadores, segundo a denúncia, estariam sendo substituídos por profissionais sem experiência e até por servidores do próprio Ministério da Saúde que, por definição, não poderiam participar de um certame para contratação temporária.
As inscrições para o processo seletivo simplificado (certame) do Ministério da Saúde foram encerradas no último dia 7 de setembro. Segundo o edital, serão contratados profissionais de níveis intermediário e superior, incluindo médicos (1.137 vagas), enfermeiros (996 oportunidades) e técnicos de enfermagem (865 chances). O período de contratação será de seis meses. O certame também prevê vagas para atividades de gestão e manutenção hospitalar, apoio técnico e diagnóstico, atividades de suporte em gestão e manutenção hospitalar, apoio técnico e diagnóstico.
A manifestação desta quarta-feira (16) está sendo preparada e organizada pelo Sindsprev/RJ. “Não vamos aceitar que profissionais com experiência comprovada na saúde federal sejam excluídos do processo seletivo simplificado. É um absurdo que profissionais dedicados e competentes, que há muito tempo arriscam suas vidas em defesa da saúde da população, sejam agora descartados como se não fossem nada”, explicou Sidney Castro, da direção do Sindsprev/RJ.