O Sindsprev/RJ e a Comissão de Enfermagem do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) promovem, no próximo dia 18 de setembro, às 16h, nas páginas de Youtube e Facebook do sindicato, a videoconferência (Live) “A saúde da enfermagem no contexto da pandemia”. O evento terá, como debatedores: Maria Ivone Suppo (Auxiliar de Enfermagem e dirigente do Sindsprev/RJ), Lilian Torquato (Enfermeira e dirigente da Associação de Servidores Públicos Municipais da Saúde de Niterói), Alzira Neves Trindade (Psicóloga da CSSP/UFRJ) e Mônica Cunharski (membro do Movimento dos ativistas da Enfermagem Brasileira e do Conselho Municipal de Duque de Caxias).
A mediação ficará a cargo de Marcia Carvalho (Aux. Enfermagem/Comissão de Enfermagem do Hospital Antônio Pedro) e Sandra Guizan (Auxiliar de Enfermagem/Comissão de Enfermagem do Hospital Antônio Pedro).
Acompanhe a videoconferência e participe. Desde o início da pandemia de covid-19, os profissionais de enfermagem têm sofrido um grande número de baixas (mortes e afastamentos) em decorrência da contaminação pelo novo coronavírus. Problema agravado pela falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e do sucateamento geral das unidades públicas de saúde.
Levantamento feito pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) apontou, até julho deste ano, um total de 173 óbitos de profissionais por conta da covid. Do total de óbitos, 63% foram de mulheres, número que representa um crescimento de 596,6% nas mortes de enfermeiras em casos suspeitos ou confirmados de coronavírus desde o dia 6 de abril. Os dados estão reunidos no Observatório da Enfermagem.