Com 5.901 mortes e 85.380 casos confirmados por coronavírus até o momento e com a pandemia dobrando o número de óbitos a cada semana, o Brasil vive uma situação de calamidade pública, piorada ainda mais pelo desmonte e sucateamento de seus serviços de saúde, previdência e assistência social.
Por ocasião do feriado de 1º de Maio, o Sindsprev/RJ quer saudar todos os trabalhadores e, em especial, os servidores da seguridade e do seguro social, que neste momento de grave pandemia estão na linha de frente do atendimento a milhares de pacientes de covid-19 em todo o país, lutando para salvar vidas da população brasileira (como na saúde) e para assegurar o acesso de segurados a seus benefícios previdenciários (como no INSS). São servidores que lutam pelo acesso à saúde e previdência, apesar do governo Bolsonaro e suas covardes e desumanas políticas de destruição e sucateamento dos serviços públicos, da ciência e da possibilidade de um futuro melhor.
É neste momento de grave pandemia que muitos setores da sociedade começam a enxergar a importância do tripé formado por saúde, previdência e assistência social, conquista de décadas de lutas e mobilizações dos trabalhadores. Lutas que resultaram na formação do Sistema Único de Saúde (SUS) e do INSS, a maior autarquia de previdência pública do mundo, infelizmente tão vilipendiada e atacada pelo atual governo.
O Brasil não pode mais continuar sob a batuta de um governo cujo principal objetivo é destruir todos os serviços públicos e promover a retirada do maior número possível de direitos da classe trabalhadora e da população brasileira, tudo para beneficiar os interesses do grande capital e do sistema financeiro nacional e internacional. É preciso reagir.
Viva as lutas dos trabalhadores da seguridade e do seguro social!
Diretoria Colegiada do Sindsprev/RJ