20.7 C
Rio de Janeiro
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

Remoção de Júlio Noronha do Hospital de Bonsucesso é perseguição. Todos ao ato de terça (17), no HFB

O Sindsprev/RJ convoca os servidores do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) e de outras unidades da rede federal para manifestação na próxima terça-feira (17/11), a partir das 10h, na entrada do HFB. O objetivo é denunciar mais uma medida arbitrária tomada pela Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, que no dia 11/11 solicitou a remoção do chefe do corpo clínico do Hospital de Bonsucesso, médico Júlio Moreira Noronha, para o Hospital Federal da Lagoa.

No mesmo dia da remoção de Júlio Noronha do Hospital de Bonsucesso, a Superintendência do Ministério da Saúde no RJ também removeu médicos e chefes de serviço do Hospital Federal do Andaraí, incluindo as chefias da Clínica Médica, Cirurgia Torácica, Oncologia, Centro de Tratamento de Queimados e Serviço de Emergência daquela unidade.

Tanto Júlio Noronha (HFB) quanto os médicos removidos do Andaraí vêm manifestando duras críticas à política de sucateamento e privatização implementada pelo atual governo nas unidades federais de saúde.

“A remoção do Dr. Júlio é, para nós, uma retaliação promovida pelo governo, que não tolera críticas de quaisquer espécies. No Hospital do Andaraí é isto o que também está acontecendo. Precisamos reagir. Se não enfrentarmos esse autoritarismo agora, estaremos consentindo com uma verdadeira ditadura na rede federal”, afirmou Sidney Castro, da direção do Sindsprev/RJ.

Ato em frente ao HFB, logo após o incêndio que atingiu a unidade, com participação de Júlio Noronha – Foto: Mayara Alves.

Por meio do ofício nº 988/2020, de 11 de novembro, a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no RJ alegou, como “justificativa” para a remoção de Júlio Noronha, a suposta “necessidade” de apoiar o planejamento do Hospital Federal da Lagoa para “reabertura de leitos clínicos e cirúrgicos”. O documento também cita o incêndio ocorrido dia 27 de outubro no HFB como um dos “motivos” para promoção de remanejamentos. Tudo isto, porém, mascara a real intenção de afastar Júlio Noronha do HFB, por ser uma das vozes mais críticas à atual gestão do Ministério da Saúde para as unidades da rede federal.

A remoção de Júlio Noronha é ainda mais desrespeitosa por ser ele presidente eleito do corpo clínico do Hospital Federal de Bonsucesso. É uma afronta, inclusive, à legítima vontade dos profissionais de saúde que o elegeram.

“A remoção é inaceitável sob todos os aspectos. Estamos todos solidários ao Dr. Júlio Noronha, que sempre se colocou em defesa da saúde pública no Rio. Exigimos a reversão da medida”, concluiu Rolando Medeiros, da direção do Sindsprev/RJ.

Cartaz do ato em solidariedade ao Dr. Júlio Noronha – Arte: Virginia Aor.

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias