25 C
Rio de Janeiro
terça-feira, abril 1, 2025
spot_img

Rede Federal em greve faz ato unificado nesta sexta-feira (17/5), às 11h, em frente ao DGH

Servidores da rede federal em greve fazem ato unificado nesta sexta-feira (17/5), a partir das 11h, em frente ao prédio do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), na rua México 128 – Centro. Ao meio-dia, ainda durante a manifestação, será realizada a primeira mesa de negociação de greve entre representantes do DGH e uma comissão de dirigentes do Sindsprev/RJ e servidores da rede federal. Às 14h, no auditório do sindicato (rua Joaquim Silva, 98), os servidores fazem assembleia para avaliar a negociação com o DGH e definir os próximos passos da mobilização.

Na próxima segunda-feira (20/5), a partir das 11h, os servidores da rede federal promovem ato unificado em frente ao Hospital de Bonsucesso (HFB). E no dia seguinte (terça-feira, 21/5), a partir das 14h, será a vez de novo ato unificado de toda a rede, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).

A avaliação do Comando de Greve é que, no primeiro dia, a paralisação começou forte e com grande visibilidade social e repercussão em toda a imprensa comercial do Rio de Janeiro. O que possibilitou a divulgação dos principais itens que compõem a pauta dos servidores da rede federal, como repúdio ao fatiamento e privatização da rede; fim do sucateamento das unidades federais de saúde; transferência dos servidores da rede federal de saúde para a carreira da Ciência e Tecnologia; cumprimento do acordo de greve de 2023; pagamento do adicional de insalubridade em grau máximo e do piso da enfermagem em valores integrais; prorrogação de todos os Contratos Temporários da União (CTUs) até a realização de concurso público; e reajuste linear em índice que recomponha o efetivo poder de compra dos salários.

No primeiro dia da greve, os trabalhadores dos hospitais federais Cardoso Fontes (Jacarepaguá), do Andaraí, dos Servidores, de Bonsucesso e de Ipanema utilizaram os piquetes para também interagir com os usuários destas unidades, que receberam materiais produzidos pela Secretaria de Imprensa e Divulgação do Sindsprev/RJ contendo explicações sobre as razões da paralisação.

Importante destacar que a greve é um direito garantido no artigo 9º do capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal. Sendo assim, ninguém poderá ser punido.

O Sindicato orienta os servidores a procurarem membros dos comandos de greve em cada hospital ou instituto federal, no caso de serem pressionados por gestores a não aderirem à paralisação.

Cartaz de divulgação da greve. Arte: Robert Jordino.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias