25 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img

Rede Federal do Rio: servidores aprovam calendário de assembleias nas unidades e paralisação dia 16/1

Assembleia de servidores da rede federal do Rio ocorrida nesta terça-feira (2/1) aprovou um calendário de mobilizações no Ministério da Saúde. As mobilizações começarão por assembleias em cada unidade federal, entre os dias 5 e 11 de janeiro, com indicativo de paralisação para o dia 16/1, quando será realizado ato unificado de toda a rede, em frente à entrada principal do Hospital Federal do Servidores do Estado (HFSE).

As assembleias e mobilizações serão a resposta da rede federal a uma situação que os trabalhadores já qualificam como descalabro. Além de o atual governo não ter cumprido os itens do acordo de greve de 2023, quer impor reajuste salarial zero para este ano e entregar a gestão do HFSE à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o que é inaceitável.

O atual governo também continua com a política de sucateamento e precariedade das unidades da rede federal, onde faltam materiais básicos como fraldas e seringas. No Hospital Federal do Andaraí, por exemplo, os trabalhadores terceirizados da empresa Flex ainda não receberam o 13º salário.

Passados 12 meses desde o início do governo Lula (PT), o Ministério da Saúde ainda não realizou concurso público para recomposição da força de trabalho nas unidades da rede federal o Rio, o que sinaliza descaso no trato do SUS.

A assembleia desta terça (2/1) também referendou a continuidade dos trabalhos da Comissão de Enfermagem que luta pelo enquadramento dos auxiliares como técnicos. Outro ponto aprovado foi que o Sindsprev/RJ e a Comissão articulem, junto à Fenasps, a inclusão das demandas do Rio de Janeiro nas pautas nacionais negociadas pela federação.

Calendário de Assembleias nas Unidades

05/110:30 – Hospital de Bonsucesso

08/110:30 – Hospital da Lagoa

09/1 –  10:30 – Hospital de Ipanema

11/1 – 10:30 – Hospital do Andaraí, com ato público.

15/110:30 – Hospital Cardoso Fontes

16/0110:30 – paralisação de 24h, com ato no HFSE

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias