O Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal Fluminense (Sintuff) está convocando os trabalhadores do Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói, para um protesto nesta terça-feira (12/5), a partir das 14h, em frente àquela unidade de saúde.
Respeitando as normas de distanciamento social e utilizando máscaras de proteção, os servidores farão ato em memória das profissionais de enfermagem Inês e Luciana, cujas vidas foram recentemente ceifadas em decorrência da covid-19. Outros profissionais de saúde mortos em decorrência da covid-19 também serão homenageados.
Esta terça-feira (12/5) será o Dia Internacional da Enfermagem e, por esse motivo, protestos semelhantes serão realizados em outros hospitais universitários.
No documento convocatório para a manifestação desta terça no Hospital Antônio Pedro, o Sintuff lembra que a pandemia do coronavírus ‘colocou em evidência o total abandono e sucateamento do SUS e a situação precária dos trabalhadores, que têm na enfermagem a maior parte da categoria lotada em hospitais, UPAs, postos de saúde e clínicas da família’.
O texto também denuncia que, todos os dias, os profissionais de saúde têm consciência dos riscos crescentes a que estão expostos, tendo em vista a precariedade no fornecimento de EPIs e insumos. Os servidores, diz o documento, pedem a contratação urgente de mais profissionais, para que seja possível oferecer mais leitos hospitalares à população.
Outra reivindicação é a testagem para todos os trabalhadores que apresentem sintomas de covid-19 e para os profissionais que trabalham no mesmo setor.
A Regional Niterói do Sindsprev/RJ está apoiando plenamente a mobilização dos profissionais de saúde do Hospital Antônio Pedro.