18.9 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, novembro 14, 2024
spot_img

Profissionais do Gafrée e Guinle protestam hoje (24/5) por renovação de contratos

Profissionais contratados do Hospital Universitário Gafrée e Guinle fazem manifestação hoje (24/5) pela prorrogação de seus contratos junto à Universidade Federal do Estado do Rio (UniRio). Prevista para acontecer às 10h, em frente ao Gafrée e Guinle, a manifestação está sendo apoiada pelo Sindsprev/RJ e pelo Sindicato dos Enfermeiros do Rio.

Como resultado de processo seletivo realizado em 2015, o Gafrée e Guinle passou desde então a ter 196 profissionais de enfermagem contratados.

online pharmacy buy trazodone no prescription pharmacy

Em abril deste ano, cerca de 50 foram dispensados em decorrência do final do contrato. Pelo mesmo motivo, em agosto deste ano está prevista a dispensa dos 146 contratados restantes.

O processo seletivo realizado em 2015 foi resultado de uma ação civil pública movida pela 4ª Vara Federal do Rio, a pedido do Ministério Público Federal. A ação estabeleceu que os contratados só poderão ser substituídos por concursados.

online pharmacy buy amoxicillin no prescription pharmacy

O problema é que o concurso realizado pela UniRio em 2018 não convocou profissionais em número suficiente para substituição dos atuais contratados, o que na prática vai gerar mais um déficit de pessoal no Gafrée e Guinle. Segundo profissionais que conversaram com a reportagem do Sindsprev/RJ, a dispensa de 50 contratados em abril deste ano já está prejudicando o funcionamento de setores do hospital, como a 3ª e a 4ª enfermarias.

Os profissionais contratados querem que sua permanência no hospital seja prorrogada e que os 50 demitidos em abril sejam reintegrados.

De sua parte, a UniRio afirma não haver possibilidade de renovação automática do processo seletivo, o que é questionado pelos trabalhadores.

online pharmacy buy temovate no prescription pharmacy

Atualmente, o Gafrée e Guinle possui um total de 746 profissionais (entre concursados, celetistas contratados pela EBSERH e contratados diretamente pela UniRio no processo seletivo de 2015). O número ideal, segundo os trabalhadores, seria de 1.746 servidores.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias