26 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

Plenária da Fenasps aprova greve da saúde e previdência em 9 de março

Como parte da Campanha Nacional Unificada dos Servidores Públicos, a plenária virtual da Federação Nacional (Fenasps), no último sábado (29/1), aprovou a participação dos servidores da saúde e da Previdência Social na greve nacional dos SPFs, com indicativo de deflagração no dia 9 de março. A plenária contou com a presença de mais de 150 delegados e observadores dos diversos estados.

Foi aprovado, ainda, um calendário para intensificar as mobilizações pela reposição salarial de 19,9% com ato público em Brasília e com “faixaço” nos estados, com a colocação de faixas nos órgãos e prédios públicos, com os dizeres “Reposição emergencial para todos e todas: 19,99% já!”. Além do índice de reajuste, a pauta unificada de reivindicações, entregue ao governo federal em 18 de janeiro, prevê a revogação do teto de gastos, o arquivamento da PEC da reforma administrativa e concurso público.

Greve unificada

Viviane Peres, diretora da Fenasps, lembrou que a greve e as demais atividades da campanha nacional estão sendo preparadas e postas em prática em conjunto com os demais setores do funcionalismo público, o que dá mais força de pressão ao movimento. “As resoluções para a construção da greve vão se dar em conjunto com os fóruns dos servidores, como o Fonasefe (Fórum Nacional das Entidades Nacional dos Servidores Federais), do qual a Fenasps faz parte, e o Fonacate (Fórum das Entidades dos Servidores em Atividades Típicas de Estado).
online pharmacy purchase cytotec online best drugstore for you

Junto com os demais servidores esta greve vai ter ainda mais força”, afirmou.
online pharmacy purchase lexapro online best drugstore for you

Acrescentou que além do percentual de reposição de 19,9% que está entre as reivindicações gerais dos servidores, há pautas específicas. “Temos outras várias questões, tanto na saúde, quanto na Previdência, no Trabalho e na Anvisa que envolvem principalmente o fim da precarização do trabalho; no INSS enfrentamos a imposição de metas e de produtividade; e o ataque aos direitos que estão sendo retirados, como forma de preparar a privatização”, afirmou a dirigente.

“No âmbito da saúde há todo o tipo de problema, como servidores sem insalubridade e reajuste salarial, com sobrecarga de trabalho, sucateamento e privatização. O trabalho de base dos sindicatos neste mês de fevereiro é fundamental para gente deflagrar esta greve em 9 de março com a participação de todos os servidores do seguro e seguridade social”, disse.

Pauta específica

Além da pauta mais geral dos servidores há também uma pauta com reivindicações específicas do seguro e da seguridade social (previdência, saúde, trabalho e assistência social). Entre os principais pontos estão: além da reposição imediata de 19,99%, o reajuste dos auxílios alimentação, saúde e transporte; garantia de insalubridade e melhores condições de trabalho para quem está no trabalho presencial e teletrabalho; e jornada de trabalho de 30 horas.
online pharmacy purchase cipro online best drugstore for you

Outras reivindicações específicas são: redução de metas; medidas preventivas contra a covid-19; melhoria dos equipamentos e estrutura nas agências e custeio da estrutura para o teletrabalho; instalação imediata do Comitê Gestor da Carreira; concurso público; não alteração da estrutura do INSS, conforme apresentada em reunião dos gestores (com ameaça de retirada de cargos técnicos fundamentais no âmbito das GEX, a exemplo do serviço social e reabilitação profissional); não ao veto do orçamento de R$ 988 milhões do INSS; fim do assédio moral e a criação de política efetiva de saúde do servidor e da servidora.

Calendário de mobilizações da Campanha Unificada

2 de fevereiro (quarta-feira) – Realização de ato em Brasília para intensificar a mobilização pela recomposição emergencial, com faixas espalhadas por todo o país nos órgãos e prédios públicos, com os dizeres “Reposição emergencial para todos e todas: 19,99% já!”;

9h – Concentração no Espaço do Servidor, em Brasília;
15h – Coletiva de imprensa em formato híbrido (presencial/online) no Auditório do Sindsep/DF e pelo Zoom.

7 a 11 de fevereiro – Rodada de plenárias estaduais e atividades virtuais

14 a 25 de fevereiro – Jornada de Luta em Estado de Greve;

9 de março, quarta-feira – Indicativo de deflagração de greve geral unificada dos servidores públicos.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias