20.8 C
Rio de Janeiro
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

Passeata em solidariedade ao povo palestino e contra o massacre de Israel será na próxima quinta-feira (9/11)

No último dia 4, manifestações em todo o mundo exigiram a suspensão dos bombardeios das forças armadas de Israel à Faixa de Gaza, que já mataram mais de 9 mil palestinos, entre estes, quase 4 mil crianças. No Rio de Janeiro, diversas entidades da sociedade e partidos de esquerda estão convocando uma passeata para a próxima quinta-feira, dia 9 de novembro.

A concentração será nos fundos da Igreja da Candelária, de onde a manifestação seguirá até a frente do Consulado dos Estados Unidos, que fica na Avenida Presidente Wilson, 147. Além de prestar todo o apoio à resistência palestina, a manifestação exigirá o fim dos ataques de Israel ao território de Gaza, a autorização da entrada de ajuda humanitária, o fim dos bombardeios a hospitais, residências e mesquitas, a criação de um Estado Palestino e que o governo brasileiro rompa relações diplomáticas com Israel.

Em nota oficial o Comitê de Solidariedade à Luta do Povo Palestino do Rio de Janeiro e entidades que participam da organização do protesto lembram que a população civil desarmada enfrenta bombas poderosas, gases tóxicos e bombas de fósforo que derretem a pele. “Já são milhares de mortos, mais da metade são crianças. O cerco à população inclui a fome e a sede. Uma crise humanitária sem precedentes na história”, afirma o documento.

Acrescenta que o povo palestino resiste heroicamente com uma força histórica ao genocídio implacável das bombas de Israel e dos EUA. “Para tentar esconder o massacre terrível das crianças, o bombardeamento de hospitais, mesquitas e da infraestrutura da cidade, Israel cortou a energia e a internet. A verdade é que Israel quer esconder que estão exterminando o povo palestino, esse é o objetivo. Essa é a solução final”, diz a nota oficial do Comitê.

Frisa que “diante desse flagrante crime de guerra contra a humanidade por parte de Israel, com o apoio irrestrito do imperialismo estadunidense e da OTAN, nós organizações políticas e sociais junto com o Comitê de Solidariedade à Luta do Povo Palestino do Rio de Janeiro estamos chamando uma grande Passeata no dia 9, concentração a partir das 17 horas na Candelária , de onde sairemos rumo ao Consulado dos EUA”.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias