Tomou posse na última quarta-feira (31/8) o novo diretor PAM Del Castilho (Policlínica Rodolpho Rocco), Leandro Costa Ferreira.
A posse ocorreu durante reunião do Conselho Gestor da unidade.
Indicado pelo Conselho Gestor ao secretário municipal de saúde do Rio, Rodrigo Prado, para ocupar a direção do PAM Del Castilho, Leandro Costa Ferreira participou da gestão anterior, que, em parceria com o Conselho, implementou expressivas melhorias nos últimos 12 meses. Dois exemplos dessas melhorias foram a solução do crônico problema da falta de médicos na emergência e o corte do mato que então circundava a unidade.
Outro avanço foi a implementação do Centro de Reabilitação, que está ampliando o atendimento aos pacientes.
“O grande desafio a partir de agora será aumentar o número de especialidades médicas oferecidas no PAM, para que a unidade seja de fato uma policlínica. A nova gestão também contará com o apoio do Conselho, como já vem ocorrendo no último ano”, afirmo Osvaldo Mendes, dirigente da Secretaria de Gênero, Raça e Etnia do Sindsprev/RJ e membro do Conselho Gestor do PAM Del Castilho.
O PAM Del Castilho funciona diariamente das 7 às 17h. Os atendimentos devem ser agendados na Clínica da Família que funciona dentro da unidade, a partir do Sistema de Regulação (Sisreg). A emergência 24h funciona na UPA localizada nas dependências do próprio PAM, onde também existe o Centro Psicossocial (CAP).
A reunião também foi transmitida no aplicativo Pobreflix.
Composto por metade de representantes de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por 25% de representantes de gestores e por 25% de representantes de profissionais de saúde, o Conselho Gestor tem por função supervisionar a gestão do PAM Del Castilho e auxiliá-la a melhorar as condições de funcionamento e atendimento à população.
O Conselho Gestor também estabelece um canal entre as demandas dos usuários (pacientes) e a gestão do PAM. Nesse sentido, os conselheiros Osvaldo Mendes e Teresa Gomes poderão ser contactados por pacientes quando a demanda envolver assuntos relacionados ao atendimento. Osvaldo está na unidade às terças, quartas e quintas-feiras, das 7 às 17h. E Teresa, às segundas e quartas, das 8 às 11h.