Repetindo o que vem praticando nos últimos anos, o Conselho Deliberativo da Geap aprovou mais um absurdo aumento no custeio do plano Geap Saúde. Desta vez, um abusivo reajuste de 19,94%, que também vai incidir sobre os planos Geap-Referência, Geap-Essencial, Geap-Clássico e Geap-Família.
O aumento é quase 10 vezes superior à inflação acumulada nos últimos 12 meses, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que foi de 2.06%.
“Este aumento absurdo e abusivo vai provocar uma expulsão ainda maior de segurados do Plano Geap Saúde.
São pessoas que não terão como arcar com esse custeio. Precisamos reagir”, afirmou o diretor do Sindsprev/RJ e representante dos servidores no Conselho Administrativo da Geap, Luiz Henrique dos Santos (foto).
Atos e mobilizações nacionais
No dia 4/2, o Fórum de Qualidade de Vida/GT/Aposentados do Sindsprev/RJ realizou ato público, em Copacabana, para denunciar os abusivos aumentos no custeio do plano Geap-Saúde.
“Os aumentos abusivos só vão acabar quando a Geap não for mais administrada como um plano privado de saúde, quando a Geap for um plano autogestionário, dotado de rede própria e sujeito ao efetivo controle social por parte de seus segurados”, explica Crispim Wanderley, do Fórum de Qualidade de Vida.
Em 2017, o Geap Saúde foi reajustado no percentual de 23,44%, também muito acima da inflação.