Moradores do Centro/Lapa e pacientes do extinto Hospital Central do Iaserj fazem neste sábado (31/7) uma nova manifestação pela reconstrução da unidade, demolida em 2012 por ordem do então governador Sergio Cabral Filho (PMDB).
Organizada pelo Movimento de Moradores e Usuários em Defesa do Iaserj (Mudi), com apoio de Sindsprev/RJ, Sepe-RJ e outras entidades sindicais do Rio, a manifestação será realizada das 10 às 13h, na Praça da Cruz Vermelha, em frente ao INCA.
Em seguida será realizado um abraço simbólico no local onde ficava o Hospital Central do Iaserj.
Uma carta à população, com o título ‘9 anos sem o Iaserj’, também será distribuída durante o protesto. No documento, o Mudi afirma: “Não esqueceremos jamais a covarde retirada de pacientes em 14 de julho de 2012 e a demolição do Hospital Central Iaserj, com grande perda de serviços — mais de 40 ambulatórios, pronto atendimento, maternidade, mais de 400 leitos, inclusive de CTI e com tratamento de câncer”. A carta também lembra que há 9 anos o terreno cedido ao INCA para a construção de um centro de pesquisa está abandonado.
O Hospital Central do IASERJ atendia a uma média de 10 mil pacientes ao mês, antes de ser destruído pelo então governador Cabral, atualmente condenado em dezenas de processos por corrupção.
O ato deste sábado (31/7) vai ser a segunda manifestação pela reconstrução do Iaserj realizada em menos de um mês. A anterior ocorreu dia 17/7, também na Praça da Cruz Vermelha.