Por meio da Nota Informativa nº 13, de 6 de maio deste ano, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde recomendou a suspensão temporária do ‘Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa e LIA)’ do ano de 2020, em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus (covid-19).
A recomendação feita pela Coordenação-Geral de Vigilância de Arboviroses está sendo enviada às secretarias estaduais e municipais de saúde, pedindo a suspensão temporária do LIRAa do ano de 2020, até o fim da pandemia de covi-19 no país.
Segundo a recomendação, caberá a cada município avaliar o cenário epidemiológico na sua localidade.
Sobre isto, diz o documento: “se os municípios optarem por realizar o levantamento entomológico, que sigam criteriosamente as recomendações aos agentes de combate a endemias (ACEs) para adequação das ações de vigilância, controle de zoonoses e visitas domiciliares contidas na Nota Informativa nº 8, de 13 de março de 2020”.
Por meio de seu Departamento de Saúde do Trabalhador, o Sindpsrev/RJ sempre considerou essencial a adoção de medidas protetivas para preservar a saúde dos profissionais e da população, independente da existência (ou não) de epidemias ou pandemias.