Começa nesta sexta-feira (26/4) a VIII Conferência Municipal de Saúde de Niterói, com o lema ‘Lutar pela saúde, lutar pela democracia. Pela defesa do direito à Saúde’. Da VIII Conferência vão participar representantes e dirigentes da Regional Niterói do Sindsprev/RJ e da Associação dos Servidores Públicos Municipais da Saúde de Niterói (ASPMSN). A Conferência será realizada na Av. Amaral Peixoto, 178 – sala 703. A programação irá até a manhã de domingo (28/4) — veja ao final.
Entre as propostas à VIII Conferência Municipal de Saúde de Niterói, destacam-se a luta por um sistema de saúde universal, integral e gratuito; pela ampliação do quadro de profissionais da rede municipal (Estratégia Saúde da Família, Saúde Mental, Atenção Especializada, Concurso Público e Plano de Cargos, Carreiras e Salários); fortalecimento da rede de saúde mental; que não haja nenhum paciente internado nos serviços de urgências ou nas UPAs; que não haja mais pacientes em corredores ou em leitos improvisados nas unidades de saúde; por uma base salarial digna e justa, com implantação imediata da tabela salarial; e pela revisão/atualização do PCCS da Fundação Municipal de Saúde.
Como pano de fundo, a Conferência visa reforçar a luta contra o sucateamento da saúde pública e em defesa dos Sistema Único de Saúde (SUS), hoje ameaçado pelas políticas de desmonte da seguridade social implementadas pelo governo Bolsonaro.
“Nossa meta é discutirmos as prioridades nas lutas em defesa da saúde pública e unificarmos os setores do funcionalismo e da população efetivamente comprometidos com essas lutas. Precisamos enfrentar o desmonte das políticas públicas e reverter o sucateamento das unidades de saúde, que vivem uma situação dramática e sem precedentes”, explicou Ivone Suppo, dirigente do Sindsprev/RJ.
Confira a programação da VIII Conferência
- Sexta, 26/4 – Cúpula do Caminho Niemeyer.
- 16h às 18h – César Roberto Braga Macedo, presidente da Associação, participa da mesa sobre o histórico das políticas de saúde pública após 1986.
- Sábado, 27/4 – Campus da UFF/ Bloco F
(Programação livre) - 10h – Apresentação do Grupo Teatral Audita a Maldita – Esquete “Rioprevidencia – Cadê o Dinheiro que estava aqui?”
- 12h – Debate com Paulo Lindsay: “O Impacto das contrarreformas no Estado Brasileiro, principalmente com a Nova Previdência Social”.
- Domingo, 28/4 – Cúpula do Caminho Niemeyer (Programação livre).
– Roda de conversa sobre saúde como um direito humano fundamental.
– Apresentação de atividades e objetivos do Centro de Estudos do Hospital Carlos Tortelly, com a participação da Associação dos Servidores da Saúde de Niterói e Sindsprev/RJ Regional Niterói.