23.4 C
Rio de Janeiro
sábado, julho 6, 2024
spot_img

Niterói: Sindsprev/RJ cobra concurso na FMS e melhorias no Hospital Carlos Tortelly

No dia 1/9, representantes do Sindsprev/RJ reuniram-se com o secretário de saúde do município, Rodrigo Oliveira, e com o diretor-geral do Hospital Municipal Carlos Tortelly (CPN), Ubiratan Ramos. No encontro foram abordados cinco temas: inauguração do Centro de Imagens do CPN; retorno de trabalhadores do SUS com 60 anos de idade ou portadores de comorbidades; situação do contrato dos trabalhadores da empresa ‘Espaço’; concurso público da Fundação Municipal de Saúde (FMS); e inauguração do novo CTI no Hospital Carlos Tortelly.

Sobre o Centro de integrado de imagens, o secretário afirmou que a previsão de inauguração da primeira etapa é em 27 de outubro. Ele também informou que a direção-geral do Hospital Carlos Tortelly realizou levantamento sobre a necessidade de recursos humanos especializados e necessários ao Centro de Imagens, para realização de exames como tomografia, ecocardiograma e mamografia, entre outros. Segundo Rodrigo Oliveira, a contratação de profissionais será feita no sistema de RPAs. Ele informou ainda que a obra do laboratório do hospital ficará para uma segunda etapa, a ser efetivada no momento em que o setor passar a funcionar onde está localizado o serviço de radiologia, completando assim o Centro Integrado de Imagens. O secretário informou também que será inaugurado um novo CTI no hospital Carlos Tortelly, ampliando assim o número de vagas ofertadas.

Sobre o retorno de trabalhadores do SUS com 60 anos de idade ou portadores de comorbidades, o gestor afirmou não existir nenhuma mudança. Ou seja: a secretaria continuará seguindo a mesma  orientação da OMS e reiterada em reunião com a representação dos trabalhadores, CISTT, Cerest e perícia médica, ocorrida no início da pandemia.

Em relação ao contrato da empresa ‘Espaço’ com a Fundação Municipal de Saúde, que está terminando, Rodrigo Oliveira disse que será realizado novo processo de licitação e que, até sua conclusão, todos os trabalhadores da empresa terão seus salários sob a responsabilidade da Fundação, sem prejuízo aos mesmos.

A Regional Niterói solicitou uma averiguação para saber se a Espaço está mesmo seguindo as orientações da OMS em relação aos seus trabalhadores com 60 anos de idade e portadores de comorbidades. O secretário prometeu averiguar junto ao responsável pelo contrato.

No que se refere ao concurso público da Fundação Municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira informou que a previsão seria para após o retorno à normalidade dos serviços. O Sindsprev/RJ reafirmou a defesa de um concurso que possa suprir todas as necessidades de recursos humanos das diversas categorias dentro da rede pública de saúde municipal. E que seja 100% SUS.

Ao final da reunião, o Sindsprev/RJ reiterou solicitação de informações, encaminhada em julho deste ano, sobre o número de trabalhadores notificados e infectados de covid em Niterói.

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias