Como parte da luta por vacinação já, pelo arquivamento da reforma administrativa e pelo ‘Fora Bolsonaro/Mourão’, a União dos Fóruns de Luta de Niterói e São Gonçalo promove neste domingo (21 de fevereiro), mais uma carreta de protesto. O ponto de concentração será na Praça da Cantareira, a partir das 9h.
A carreata deste domingo será também de denúncia e responsabilização do atual governo pelo altíssimo número de mortos pela covid no Brasil. Mortes que poderiam ter sido em muito reduzidas ou evitadas, caso o governo tivesse planejado antecipadamente a vacinação e não houvesse desprezado as medidas de distanciamento social.
Outra reivindicação central da carreata será a exigência de urgente vacinação de todos os profissionais de saúde que, por fazerem parte dos grupos de risco para covid, estão no momento liberados do atendimento a pacientes vitimados pelo coronavírus. O objetivo dessa medida é aumentar o contingente de profissionais de saúde aptos a atender a população.
Como parte das mobilizações, a União dos Fóruns de Niterói e São Gonçalo está aderindo à campanha internacional pela quebra de patentes das vacinas.
Especificamente em Niterói, a União dos Fóruns vai solicitar audiência com a secretaria municipal de saúde para tratar dos temas relativos à vacinação e aos problemas de atendimento que vêm ocorrendo no município.
O calendário de mobilizações foi aprovado durante reunião da União dos Fóruns de Luta ocorrida no último dia 9/2, com participação de movimentos sociais, conselhos profissionais, associações e sindicatos, incluindo a Regional Niterói do Sindsprev/RJ.
A mais recente carreata em Niterói foi realizada dia 31 de janeiro, com expressiva participação e boa acolhida da população no município.