Com início previsto para as 10h da manhã, na Avenida Augusto Severo (Glória), será realizada neste domingo (31/1) a carreata em defesa da vida, por vacinação já e pelo ‘Fora Bolsonaro’. Apoiada e organizada por sindicatos, centrais sindicais, partidos de oposição e movimentos sociais, a atividade é parte dos preparativos do Dia Nacional de Luta contra a Reforma Administrativa e em Defesa da Vida, que o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e sindicatos de categorias do setor privado estão convocando para o dia seguinte (1º de fevereiro).
A carreata do Rio seguirá da Glória até a orla de Copacabana, retornando para encerrar a manifestação no Aterro do Flamengo.
Além do Rio, haverá carreatas em outros municípios, como Niterói, Friburgo, São João de Meriti e Caxias — veja calendário ao final.
Tanto as carreatas de domingo (31) quanto as manifestações nacionais previstas para segunda-feira (1º de fevereiro) também vão exigir a ampliação de recursos para o SUS; retomada do pagamento do auxílio-emergencial; pelo arquivamento definitivo da proposta de reforma administrativa (PEC nº 32), contra os cortes de direitos e as privatizações de empresas estatais (como Petrobras, Banco do Brasil, Eletrobras, Cedae e Correios, entre outras).
Manifesto pelo impeachment de Bolsonaro
O ponto alto das manifestações de segunda-feira (Dia Nacional de Luta em Defesa da Vacina, Contra a Reforma Administrativa e as Privatizações) será a entrega de um manifesto ao Congresso Nacional, pedindo o impeachment de Bolsonaro, por crime de responsabilidade e grave omissão praticados desde o início da pandemia do novo coronavírus. O documento será assinado por centrais sindicais, federações, confederações, partidos políticos, associações e conselhos profissionais de saúde de todo o país.
Com mais de 221 mil mortos pela covid, o Brasil é o segundo país do mundo em óbitos decorrentes da doença.
Óbitos que poderiam ter sido bastante reduzidos se o atual governo não tivesse assumido uma postura negacionista e de absoluta negligência em relação às necessárias medidas de distanciamento social adotadas como forma de prevenir a disseminação da covid.
Neste domingo (31/1), participe de uma das carreatas programadas nas cidades do estado do Rio.
Os organizadores pedem que todos participem, inclusive de bicicletas e motocicletas. O importante é reforçar as manifestações.
Carreatas deste domingo (31/1)
Rio de Janeiro: concentração às 10h, na Av. Augusto Severo, Glória.
Niterói: concentração às 9h30, na Praça Leoni Ramos (Gragoatá).
Friburgo: concentração às 9h, na Via Expressa, próximo ao CIEP.
São João de Meriti: concentração às 9h, na ciclovia.
Caxias: concentração às 9h, no início da Av. Brigadeiro Lima e Silva, perto do espaço de alistamento militar.