Servidores da rede federal protestam nesta segunda-feira (29/7) contra o descaso do Ministério da Saúde no trato de suas reivindicações. A manifestação será realizada em frente à entrada principal da Uerj, a partir das 8h30, onde está prevista a presença de Lula (PT) na Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de dados, evento promovido pelo IBGE na universidade.
Além da manifestação na Uerj, a rede federal terá outras importantes atividades ao longo desta semana — veja calendário ao final. Também nesta segunda (29/7), a partir das 17h, em Brasília, acontece a audiência da ministra Nísia Trindade (Saúde) com uma comissão de dirigentes e servidores da rede federal. A audiência foi agendada após manifestação realizada na última quarta-feira (24/7), em frente à ONG Ação da Cidadania, onde Lula (PT) e Nísia participavam de evento preparatório do G-20.
Além de municipalizar o Hospital Federal do Andaraí, a gestão Lula-Nísia Trindade já iniciou o processo de entrega do Hospital dos Servidores à Ebserh e do Hospital de Bonsucesso ao Grupo Empresarial Nossa Senhora da Conceição. O Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, é outra unidade na mira do fatiamento desejado pelo Ministério da Saúde.
Na última sexta-feira (26/7), o Sindsprev/RJ encaminhou denúncia ao Tribunal de Contas do Município do Rio (TCM-RJ) questionando os fundamentos da Portaria nº 4.847 — assinada pela ministra Nísia (Saúde) —, que transfere a gestão do Hospital Federal do Andaraí ao município do Rio de Janeiro. No documento, o Sindsprev/RJ requer a imediata suspensão da Portaria e a apuração de eventuais violações às legislações fiscal e eleitoral.
Carta assinada por CSP Conlutas, Sindipetro-RJ, Movimento Revolucionário dos Trabalhadores (MRT), Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe, Corrente Socialista dos Trabalhadores (CST) e PSTU, entre outras entidades e organizações, manifestou total apoio e solidariedade à luta dos servidores da rede federal contra o fatiamento e privatização dos hospitais federais. No documento, os movimentos sociais também repudiam as perseguições judiciais movidas pelo governo Lula (PT) contra as greves da rede federal, do INSS e do IBAMA. O texto é concluído com uma exortação para que o atual governo atenda às pautas dos trabalhadores.
Veja o calendário de mobilizações da rede federal
Segunda-feira (29/7)
Às 8h30 – Ato unificado em frente à Uerj
Às 17h – Audiência do Sindsprev/RJ e servidores com Nísia Trindade (Saúde), em Brasília
Terça-feira (30/7)
Às 14h – Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Saúde do Rio (CMS-RJ) – rua Conde de Bonfim, 764 – Tijuca. Pauta: situação da rede federal (municipalização).
Às 16h – Assembleia online da rede federal. Pauta: informes da audiência com Nísia Trindade (Saúde)
Quarta-feira (31/7)
Às 11h – Assembleia dos servidores do Hospital Federal de Bonsucesso. Local: auditório do prédio da Maternidade.
Quinta-feira (1/8)
Às 10h – Ato da rede federal em frente ao Hospital Gafrée e Guinle, na Tijuca.
Sexta-feira (2/8)
Às 10h – Assembleia dos servidores do Hospital Federal do Andaraí.