28.7 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img

Nesta quinta (24), saúde municipal protesta no Largo do Machado contra demissões

Servidores da saúde municipal do Rio protestam nesta quinta-feira (24/1) contra as demissões impostas pelo prefeito Marcelo Crivella (PRB) no setor.

Desde o último dia 15/1, cerca de 482 servidores vinculados ao Programa Estratégia Saúde da Família foram dispensados pelo município, deixando parte expressiva da população do Rio sem cobertura de ações preventivas em saúde pública.

O protesto desta quinta-feira será no Largo do Machado, a partir das 8h30. “Nossa ideia é ocupar a praça, onde os servidores vão mostrar à população um pouco das atividades em saúde que realizam diariamente nas clínicas da família e em outras unidades. É um trabalho multiprofissional, englobando várias especialidades, que agora o prefeito está destruindo”, criticou Cíntia Teixeira, da CSP (Central Sindical e Popular) Conlutas e uma das coordenadoras do ‘Movimento Nenhum Serviço de Saúde a Menos (MNSM)’, que organiza a manifestação.

Na chamada ‘reestruturação’ da saúde municipal, a intenção de Crivella é encerrar as atividades de 184 equipes de saúde da família, totalizando 1400 demissões. Entre os profissionais dispensados estão agentes comunitários de saúde (ACS), médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas e psicólogos, entre outras especialidades.

Em reação às demissões, médicos, técnicos de enfermagem, psicólogos e nutricionais das clínicas da família já estão em greve e a perspectiva é que os psicólogos também paralisem suas atividades na semana que vem. Os ACS encontram-se em ‘estado de greve’.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias