O Sindsprev/RJ convoca os profissionais de enfermagem da rede federal do Rio para assembleia online emergencial que acontecerá nesta quinta-feira (29/9), a partir das 15h, por meio do aplicativo Jitsi Meet. O objeto é organizar as próximas mobilizações pela efetivação do piso salarial. O link para participar da assembleia está disponível abaixo:
https://meet.jit.si/NextNationsOutrageQuite
Na manhã da última segunda-feira (26/9), mais um ato unificado em defesa do piso salarial foi realizado. Desta vez, em frente à entrada principal do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), onde a manifestação contou com a presença de profissionais de enfermagem de outras unidades da rede federal, como Hospital Cardoso Fontes, Hospital de Ipanema e Hospital da Lagoa. Profissionais de enfermagem do Hospital Municipal Carlos Tortelly, de Niterói, também compareceram.
“A suspensão do nosso piso salarial foi uma injustiça gigantesca com os profissionais de enfermagem. Exigimos que paguem o nosso piso e temos pressa. É hora de greve por tempo indeterminado”, afirmou Cristiane Gerardo, dirigente regional do Sindsprev/RJ, numa fala bastante aplaudida durante o ato no Hospital de Bonsucesso.
O próximo ato unificado da rede federal do RJ pelo piso será na sexta-feira (30/9), a partir das 10h, na entrada principal do Hospital Federal Cardoso Fontes (HCF).
Algumas das propostas em tramitação no Congresso Nacional sobre custeio do piso dos profissionais de enfermagem são o Projeto de Lei Complementar (PLP 44), que autoriza a verba criada para o combate ao coronavírus para outros setores da saúde, não especificando quais; o PL 798, que aumenta a arrecadação federal com imposto sobre repatriação de recursos no exterior; o PL 458, que permite atualização monetária de bens com incidência de alíquota especial de IR; e o PL 1417, de 2021, que traz um auxílio-emergência para os hospitais filantrópicos para o combate à covid.