27.9 C
Rio de Janeiro
sábado, fevereiro 1, 2025
spot_img

Na quarta-feira (5/2), às 10h, todos à 1ª Grande Assembleia da Rede Federal em 2025

A primeira grande assembleia geral da rede federal de saúde do Rio neste ano de 2025 acontecerá na próxima quarta-feira (5/2), a partir das 10h, no auditório térreo do Sindsprev/RJ (rua Joaquim Silva, 98 – Lapa). Na pauta: informes gerais; remoções; carreira da Ciência e Tecnologia; ponto biométrico; políticas internas das unidades; informes de Brasília; atualizações sobre a greve. Se você é servidor ou servidora da rede federal, não deixe de participar. Será a primeira assembleia realizada sob a nova direção colegiada do Sindsprev/RJ.

Muito mais que uma oportunidade para debate ou posicionamento sobre os pontos de pauta citados acima, a assembleia do próximo dia 5/2 vai contribuir para unificar as lutas e mobilizações da rede federal nos próximos períodos. Isto porque ela será realizada após as conversações que dirigentes do Sindsprev/RJ terão em Brasília, até o dia 4 de janeiro, com representantes do Ministério da Saúde e parlamentares para dar encaminhamento a reivindicações fundamentais dos trabalhadores da rede federal.

Reunião com Ministério sobre remoção e regularização do ponto

No dia 3/2, por exemplo, acontecerá uma reunião dos dirigentes do Sindsprev/RJ com a titular da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe) do Ministério da Saúde, Etel Matielo. No encontro, serão tratados temas como a garantia do direito de remoção dos servidores lotados nas unidades federais em processo de municipalização — como Hospital do Andaraí e Hospital Cardoso Fontes — e no Hospital Federal de Bonsucesso, atualmente sob gestão do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Outro ponto da reunião será a urgência de regularização no ponto dos trabalhadores do Andaraí que ainda não receberam o código de greve.

Inclusão da rede federal na carreira da Ciência e Tecnologia

Uma segunda agenda do Sindsprev/RJ em Brasília será a reunião prevista com a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), relatora do Projeto de Lei 3.102/2022, que prevê o enquadramento dos servidores e servidoras da rede federal do Rio de Janeiro na carreira de Ciência e Tecnologia (C&T). Atualmente em tramitação na Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, o PL 3.102 deverá ser votado após 5 sessões e, se for aprovado, seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

PEC enquadra auxiliares como técnicos de enfermagem

Mais uma importante atividade no Distrito Federal serão os contatos da delegação do Sindsprev/RJ com parlamentares, no Congresso Nacional, visando obter apoio à tramitação e aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê o enquadramento de auxiliares como técnicos de enfermagem. Uma das etapas mais difíceis e já vencidas foi conseguir as 171 assinaturas necessárias para o início da tramitação. Mas agora o texto precisa avançar de verdade.

Delegação do Sindsprev/RJ apresentará informes na assembleia

Na assembleia geral da próxima quarta-feira (5/2) a delegação do Sindsprev/RJ estará presente para apresentar informes atualizados sobre todas as atividades agendadas para Brasília. No entanto, a importância do comparecimento também se justifica porque, como assembleia geral, a do próximo dia 5 vai necessariamente considerar as deliberações e indicativos aprovados nas assembleias realizadas nos seis hospitais federais do Rio entre os dias 21 e 30 de janeiro. Assembleias nas quais os servidores manifestaram muitas queixas contra o autoritarismo de gestores e a total falta de respeito com a população usuária das unidades federais. Situação ainda pior nas duas unidades que o Ministério da Saúde está transferindo ao município do Rio de Janeiro: os hospitais Cardoso Fontes e do Andaraí, onde os trabalhadores não querem ficar submetidos aos métodos autoritários de Daniel Soranz, secretário municipal de saúde do Rio.

Cartaz de divulgação da assembleia da saúde federal. Arte: Robert Jordino.

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias